Google Website Translator Gadget

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O menino endemoninhado Marcos (9, 14 – 29).

Não é minha intenção fechar questão sobre essa passagem tão inquietante e complexa, nenhum teólogo tem competência para isso, pretendo sim acrescentar a este momento uma nova reflexão, ou acrescentar elementos para que você faça sua própria reflexão. As minúcias são muitas mas, vá até o fim, pois, acredito que você irá se surpreender com o resultado.

A dúvida sobre esta passagem veio de algumas alunas de Mauá que me perguntaram se eu havia pesquisado algo sobre a passagem em questão. A estas eu respondi que: havia lido mas, sem me aprofundar.

Esta é realmente uma passagem perturbadora onde, um pai entrega o seu filho único que é perseguido de morte por demônios e por isto necessita da auxilio dos discípulos de Jesus, que estão atônicos por não compreenderem o por que não conseguem livrá-lo deste demônio.

Marcos (9, 14 – 29) O endemoninhado epilético”. “E chegando junto aos outros discípulos, viram uma grande multidão em torno deles e os escribas discutindo com eles. E logo que toda a multidão o viu, ficou admirada e correu para saudá-lo. Ele perguntou-lhes: “Que discutíeis com eles?” Alguém da multidão respondeu: “Mestre, eu te trouxe meu filho que tem um espírito mudo. Quando ele o toma, atira-o pelo chão. E ele espuma, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que o expulsassem, mas não conseguiram”. Ele, porém, respondeu: “Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando vos suportarei? Trazei-o a mim”. Levaram-no até Ele. O espírito vendo a Jesus imediatamente agitou com violência o menino que, caindo por terra rolava espumando. Jesus perguntou ao pai: “Há quanto tempo lhe sucede isto?” – Desde pequeno, respondeu; e muitas vezes o atira ao fogo ou na água para faze-lo morrer. Mas se tu podes, ajuda-nos, tem compaixão de nós”. Então Jesus lhe disse: “Se tu podes! ...Tudo é possível àquele que crê!” Imediatamente o pai do menino gritou: “Eu creio! Ajuda a minha incredulidade!” Vendo Jesus que a multidão afluía, conjurou severamente o espírito impuro, dizendo-lhe: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: deixa-o e nunca mais entre nele!” E, gritando e agitando-o violentamente, saiu. E o menino ficou como se estivesse morto, de modo que muitos diziam que ele morrera. Jesus, porém, tomando-o pela mão ergueu-o, e ele se levantou. Ao chegar em casa perguntou-lhe seus discípulos, a sós: “Por que não puderam expulsá-lo?” Ele respondeu:“Essa espécie não pode sair a não ser com oração e jejum”.

As questões aqui são muitas: Quem é este menino? O texto somente quer mostrar que Jesus tem poder sobre o demônio? Quem é ou quem são os demônios surdos e mudos? Por que joga o menino na água e no fogo? Por que os discípulos não puderam expulsar este demônio? Quem é o pai do menino?

Em Matheus (17, 15): o pai do menino o apresenta como lunático e quem o joga pela água e pelo fogo é o próprio menino, em Marcos (9, 17): o pai o apresenta como tendo um espírito mudo e finalmente em Lucas (9, 38): o pai o apresenta como filho único.

Para fazermos uma investigação mais abrangente é necessário verificarmos o que está sendo discutido e para tanto se faz necessário ir além das regras que estabelecem uma perícope, apenas para levantar mais argumentos, afim de ilustrar melhor as afirmações deste levantamento teológico. Então, para responder às perguntas sugeridas neste estudo fica estabelecida a perícope: Matheus (16, 21.17, 21), Marcos (8, 31.9, 29) e Lucas (9, 22-43). Isto por que cada um dos evangelistas nos apresentam um olhar de um angulo diferente do outro e para chegar a uma conclusão teremos que: observar todos eles descrevendo as mesmas situações e cada qual contando sua versão conforme sua percepção. Quero aqui fazer um apanhado de maneira seqüencial, são os mesmos textos e sobre o mesmo assunto nos três Evangelhos sinóticos (semelhantes).

O texto que se segue abrange muito bem o assunto que nos permeará. Mateus (16, 21-23) Primeiro anúncio da paixão – A partir dessa época, Jesus começou a mostrar aos seus discípulos ser necessário que fosse a Jerusalém e sofresse muito por parte dos anciãos, dos chefes dos sacerdotes e dos escribas, e que fosse morto e ressurgisse ao terceiro dia. Pedro, tomando-o à parte, começou a repreende-lo, dizendo: “Deus não o permita, Senhor! Isso jamais te acontecerá!” Ele, porém, voltando-se para Pedro, disse: “Afasta-te de mim Satanás! Tu me serves de pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas as dos homens!”. Nesta passagem podemos destacar que: Pedro é chamado de Satanás (demônio), por pensar as coisas dos homens e não as de Deus. Jesus destaca também que os acontecimentos que se sucederão são necessários para o Projeto de Deus, seu sofrimento e sua perseguição e morte por parte dos, chefes dos sacerdotes, chefes dos escribas e os anciãos.

O texto da Transfiguração que me parece mais detalhado é o de Lucas, a fim de melhor atingir o objetivo vou transcrevê-lo na integra: Lucas (9, 28 – 36) Transfiguração Mais ou menos oito dias depois dessa palavra, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, Ele subiu à montanha para orar. Enquanto orava, o aspecto de seu rosto se alterou, suas vestes tornaram-se de fulgurante brancura. E eis que dois homens conversavam com Ele: eram Moisés e Elias que, aparecendo envoltos em glória, falavam de seu êxodo que se consumaria em Jerusalém. Pedro e os companheiros estavam pesados de sono. Ao despertarem, viram sua glória e os dois homens que estavam com Ele. E quando estes iam se afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui; façamos, pois, três tendas, uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”, mas sem saber o que dizia. Ainda falava, quando uma nuvem desceu e os cobriu com sua sombra; e ao entrarem eles na nuvem, os discípulos se atemorizaram. Da nuvem, porém, veio uma voz dizendo: “Este é o meu filho, o Eleito; ouvi-o”. Ao ressoar essa voz, Jesus ficou sozinho. Os discípulos mantiveram silêncio e, naqueles dias, a ninguém contaram coisa alguma do que tinham visto.

Moisés e Elias já estavam lá revestidos de glória assim como Jesus e o assunto em discussão fica bem claro em Lucas (9, 30ss) ‘E eis que dois homens conversavam com Ele: eram Moisés e Elias que, aparecendo envoltos em glória, falavam de seu êxodo que se consumaria em Jerusalém.’. Aqui temos grandes personalidades bíblicas: Moisés, Elias, Jesus e Deus-Pai. Moisés é o representante da Lei, Elias é o representante das Profecias. Toda a Lei, todas as Profecias e todo o Antigo Testamento converge para Jesus de Nazaré, dai a importância de se cumprir o escrito e também os ensinamentos de Jesus. Deus-Pai diz “ouvi-o”? Este “ouvi-o” tem um aspecto muito relevante que é um pedido de Deus-Pai pelo seu Filho. Pedro, Tiago e João estão sendo chamados de surdos, semelhante ao demônio que está no menino, outro fato a ser lembrado é o de Jesus ter chamado o próprio Pedro de Satanás em Mateus (16, 23) Ele, porém, voltando-se para Pedro, disse: ‘Afasta-te de mim Satanás!’.... Então os demônios são: o demônio-incompreensão (discípulos), o demônio-poder (anciãos, escribas, sacerdotes) todos estão surdos para a Palavra, para a Lei e para Jesus.

A pergunta de Jesus ao pai do menino é: “Há quanto tempo lhe sucede isto? e a resposta é: Desde pequeno. Existe aqui uma semelhança com alguns personagens bíblicos que também são perseguidos desde pequenos: José do Egito, Moises, Davi e Jesus; outra semelhança: “o menino é muitas vezes atirado ao fogo ou na água”. Moises quando era um bebe foi colocado na água por sua mãe para escapar da morte. Jesus é batizado na água e em seguida é tentado pelo demônio, e os cordeiros oferecidos para o sacrifício são colocados no fogo, e Jesus é o Cordeiro de Deus; mais uma semelhança: o espírito impuro saiu do menino e o menino ficou como se estivesse morto, não é também semelhante a Jesus na Cruz, todos pensaram que Ele havia morrido e todas as esperanças se acabaram naquele momento.

Quero separar aqui o ultimo momento ou a ultima semelhança, pela sua beleza e seu significado. No texto diz: “Jesus, porém, tomando-o pela mão ergueu-o, e ele se levantou., A semelhança aqui se dá naquilo que não vemos lendo sobre a ressurreição de Jesus, pois, é o próprio Deus-Pai quem toma Jesus pela sua divina mão e o traz à Vida em sua merecida Glória (Louvado seja nosso amado Deus) e no texto diz: “e ele se levantou.”, não seria a mesma coisa que aconteceu com Jesus em sua ascensão, é o próprio Jesus que se eleva a Casa do Pai.

A meu ver está história é uma parábola que ilustra um fato, a história deste menino endemoninhado se assemelha, e muito, a de Jesus, e acredito eu, que é assim que se da a sua Santíssima Ressurreição e Ascensão. E também é assim que se sucederá a nossa. Deus se fez humano, não somente parte mas inteiramente humano, seu nascimento se da a partir de um útero, Ele come, bebe, sente medo, chora e tem necessidades fisiológicas. Então, porque sua morte seria diferente da nossa? É óbvio que Ele inaugura a vida eterna quando vence a morte para todos nós e por isso tem a sua merecida Glória.

Somos realmente a sua imagem em tudo, até na filiação. Não foi Ele mesmo que nos disse: Pai nosso que estais no céu..., somos filhos do mesmo Pai, que tudo pode e que te ama. Porque seria diferente? Afinal Moisés e Elias também estavam envoltos em Glória, no texto da Transfiguração Lucas (9, 28 – 36).

35 comentários:

  1. patricia muniz simas capisano14 de maio de 2010 às 23:23

    domenico, li mas achei um tanto delicado comentar....quem sabe no proximo?
    amei as ilustrações, off course...
    parabéns pela iniciativa e pelo encontro.
    pity

    ResponderExcluir
  2. Grande Domingos! Polêmico, como sempre! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A polemica é para os que vêem Deus com um cetro de ouro, sentado em um trono também de ouro. Temos que vê-lo lavando os pé dos seus discípulos.
      O demônio não existe, o que existe são idéias demoníacas! São estas idéias que, durante toda a vida de Jesus o seguiram e também são elas que queriam matá-lo.
      Obrigado, meu caro.

      Excluir
    2. Se você não acredita em Demônios, tenho duvidas se realmente você acredita em Deus.

      Excluir
    3. Eu não preciso que você acredite em mim, o que interessa aqui é a fé.
      Obrigado, de qualquer forma.
      Abraço.

      Excluir
  3. Esse povo de Mauá vou te contar viu?! rs
    Professor, mais uma vez a reflexão foi feliz, é polêmica como o próprio Jesus, mais duas coisas me chamara muito atenção as semelhanças da história do menino e de Jesus, q me parece mais Jesus personificando sua própria história(me corrija se estiver errada), e a alusão a Moisés e Elias na transfiguração, como Deus Pai tece a história da salvação e nos revela sutilmente aos olhos....
    Mais uma vez brilhante!! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado querida, fico muito feliz com seus comentários que são de grande valor para mim.
      Concordo plenamente com a sua percepção, agora sei que, meu objetivo foi alcançado.

      Mais uma vez, obrigado.

      Excluir
  4. O que acho mais interessante nas sua reflexões é que nunca impõe sua opinião,sempre nos da argumentos pra questionar e ir a fundo em busca do conhecimento e da verdade!Obrigada por dividir conosco seu conhecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nossa realidade está em constante mudança que afeta, nosso interior e exterior e isso sempre afeta as nossa reflexões. Aprender constantemente e dialogar é divino.
      Muito abrigado.

      Excluir
  5. BOM POR ISSO É NECESSÁRIO ESTARMOS VILIGANTES E CONSTANTE NA PRESENÇA DE DEU , PERSERVERANTES ORANDO EM TODO TEMPOS , BUSCANDO A VERDADE QUE LIBERTA , BOA A SUA ILUSTRAÇÃO FEZ- ME REFLETIR ISSO É BOM....
    JACI - 10/08/2010

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jaci, fico feliz em poder contribuir em suas reflexões.
      Um grande e fraterno abraço,
      Domingos

      Excluir
  6. demônio meu caro existe, há pessoas que sofrem desde criança(vem de família),mas tem pessoas que não sofrem desde criança , sofrem de uns anos pra cá(10,5,1,meses), mas quando a pessoa tem um mal,um mês parece um ano,1 dia parece meses,1 mês parece anos, 1 ano parece 10 anos, e a pessoa sofre e só Deus pra libertar; convido voce para participar da reunião de liertação domingo as 15 hs na catedral da universal e voce vai mudar de opinião, Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mais vou declinar o seu convite, pois, eu acredito tanto no demônio quanto acredito nos pastores neopentecostais.
      Se lá você encontrou a sua fé, meus parabéns, siga em frente. Quanto a mim não quero perder meu tempo com “demônios” e com os medos de meus irmãos, prefiro pregar um Deus que é Pai, Amor e Libertador.
      Deus te abençoe.

      Excluir
    2. Quanto a mim não quero perder meu tempo com “demônios?
      E onde fica o ide de jesus na sua vida?

      E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
      Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
      E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios
      Marcos 16:15-17

      Excluir
    3. Eu vejo vários demônios nos dias de hoje, a miséria, as doenças, a corrupção, a ignorância (inclusive a religiosa)...
      Quando escrevo alguma reflexão teológica estou expulsando demônios e ao mesmo tempo pregando o Evangelho e o alcance disso é o mundo todo.
      Tenho consciência de que este texto é polêmico e eu nem citei o Getsêmani, onde Jesus pede para os seus Apóstolos orarem no mesmo momento em que o demônio-poder está vindo para captura-lo e depois matá-lo. Ele pede para que eles orem, e eles mal conseguem manter os olhos abertos.
      Sou batizado e também sou um servo inútil de Jesus, sei que muitas vezes fica difícil agradar a todos, mas pelo nosso Senhor Jesus vou continuar exorcizando e o demônio-ignorância.
      Muito obrigado por deixar a sua opinião.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  7. Apague parte do comentário do Sr. "Verdade" por considerá-lo ofensivo. Disse ele: "Querido colonhese, desculpe- mas francamente depois de tal explanação não achei em momento algum que Jesus seria esse menino e q isso seria uma poarabola. Isso foi um fato e foi reguistrado por 03 evangelistas. Outra heresia é a de q naum existe diabo? se naum existe diabo quem tentou EVA no jardim do éden? ...... abração".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, Sr. "Verdade" quero lhe dizer que: sempre me utilizo de argumentos para fazer qualquer afirmação, por mínima que ela seja, por tanto, na próxima vez que postar algum comentário faça-o com argumentos e não com palavras jogadas ao vento (como fazem muitos dos que estão nos púlpitos semeando ignorância e ainda dizem que fazem em nome de Deus).
      Quanto ao demônio esta é a sua opinião que novamente foi apresentada sem argumentos. O meu está baseado em gênesis, leia-o novamente e você verá que tudo que Deus fez Ele viu que era bom e não havia nada antes disso....
      Um grande abraço para você também.

      Excluir
  8. VOCÊ NÃO TEM CONDIÇÕES DE COMENTAR A PALAVRA DE DEUS!!! Primeiro porque a Bíblia é um livro espiritual e coisas espirituais só se discernem espiritualmente. Portanto fica claro q você não nasceu de novo. O seu espírito ainda não foi avivado por Deus e os seus olhos espirituais estão fechados para a compreenção da palavra de Deus. Por isto te digo: vos é nescessário nascer de novo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, sou batizado sim, sou discípulo de Jesus também e me formei em TEOLOGIA após 5 anos de estudos.

      Eu poderia responder de diversas formas mas, escolhi as palavras do próprio Jesus para faze-lo: “E Jesus disse: A vós é dado conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos outros por parábolas. Para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.” Lucas 8, 10.

      Jesus sempre menciona "os Mistérios de Deus", e a palavra "mistério" não tem uma forte ligação com fundamentalismo, que para mim é uma coisa muito perigosa e de certa forma contribui com a ignorância e a intolerância.

      Os mistérios do Reino são para os que querem entende-los, aprenda a questiona-los.

      Obrigado.

      Excluir
  9. muito bom ,me ajudou muito eu viajo tambem nesta passagem da biblia,vou pregar amanha sobre esse tema e sua explicaçao me ajudou muito,Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Jaqueline, fico muito feliz em poder contribuir com as obras de Deus e confesso que tenho feito muito pouco neste sentido e motivações como a que você está me dando são sempre muito bem vidas.
      Deus te abençoe

      Excluir
  10. Procurei esse texto bíblico para satisfazer a minha própria curiosidade:
    Após a morte trágica de uma casal de policiais aqui na capital paulista, fiquei pensando, será que aquele menino, com apenas 13 anos faria tamanha barbaridade e crueldade assassinando seu pais, tia e avó apenas influenciado pela televisão e internet?
    Resposta: humildemente com meu poucos conhecimentos quero manifestar minha opinião. Se a bíblia fala que desde da infância somos vítimas de demônios, conforme relatos de Marcos 99,14 -29), creio que esse infeliz menino foi sim induzido por forças malignas a cometer tamanhas atrocidades e depois seu próprio suicídio.
    Para mim não resta mais dúvidas o MAL existe e nunca e jamais podemos abandonar o Cristo, por que damos brechas para que esses "espíritos endemoniados tomem o corpo desses desavisados...

    ResponderExcluir
  11. Caríssimo Domingos,
    Quero parabenizá-lo pelo seu importante e profundo estudo cristão, todos temos direito a liberdade de expressão, e portanto eu o considero um insigne pesquisador bíblico, revelando-nos conclusões profundas e valiosas. Embora eu não seja da mesma religião, aprendi a respeitá-lo e considerá-lo, pois os estudos ora apresentados neste site me foram muito proveitos,
    João Alberto Fiorini de Oliveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado João, o que realmente importa é o dialogo e neste dialogo vamos ambos progredindo em nossa fé.
      Um grande e fraterno abraço.

      Excluir
  12. CUIDADO MEUS IRMAOS O DIABO ELE USA DA PALAVRA PARA CONFUNDIR OS CRISTOES COM AS SUAS IDEOLOGIAS BARATAS O PLANO DO INIMIGO E QUE NOS PENSAMOS QUE ELE NAO EXISTE PARA ELE PODER OPERAR NOSSAS VIDAS SEM QUE NOS PERCEBEMOS
    9 Então o levou a Jerusalém e o colocou sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;

    10 porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito, que te guardem;

    11 e eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.


    12 Respondeu-lhe Jesus: Dito está: Não tentarás o Senhor teu Deus.

    13 Assim, tendo o Diabo acabado toda sorte de tentação, retirou-se dele até ocasião oportuna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a existência do diabo, só discordo com a forma dele, mas de qualquer forma muito obrigado pela sua contribuição.
      Abraço

      Excluir
  13. Respostas
    1. Não entendi a questão, mas agradeço mesmo assim.
      Um grande e fraterno abraço.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Tu não acredita que haja o demônio ! Pois tenha serteza ele acredita muito em você!

    ResponderExcluir
  16. Bom se demonio nao existe so para eu entender, o que marcos e lucas quizeram dizer nos seus relatos:.,,,Marcos 5: 2-16 / lucas 8: 27-36. Quer dizer o que???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela sua colaboração aqui em meu Blog.
      Marcos 5: 2-16 eu tenho uma reflexão ja feita neste Blog no Link abaixo:
      http://domingoscolonhesi.blogspot.com.br/2010/06/o-endemoninhado-geraseno-pastores-de.html
      de uma lida e comente.
      Em Lucas 8: 27-36 - Lucas 8 só vai até o versículo 24.
      Grande abrço.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. muito emocionante este testo , não é uma parábola foi um acontecimento real , mas faz muito sentido o seu ponto de vista parabéns

    ResponderExcluir