Google Website Translator Gadget

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A mulher adúltera - João (8, 1 – 11)







"Porque a Lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo". João (1, 17)





Certa vez conversando com um grande amigo, Pe. Humberto Jair Dinato, e o assunto era esta passagem, me lembro dele dizendo: “Aquela mulher não cometeu adultério sozinha, se foi um flagrante de adultério, cadê o homem?” E foi a primeira vez que percebi o quanto aquele povo havia distorcido a lei e hoje também percebo o quanto se faz necessário um verdadeiro discernimento.
A duas semanas atrás fui convidado para ir a festa de aniversário do sogro de uma prima, ele estava fazendo 81 anos. Lá encontrei alguns parentes e entre eles o cunhado desta minha prima que é protestante da linha neo-pentecostal e ele dizia: “Todos os assassinos deveriam ser transportados além das duzentas milhas marítimas brasileiras e jogados no mar, apenas com a indicação de que lado fica o continente, quem conseguir voltar está livre.” Então eu o questionei, dizendo: “Você é cristão, esta seria a resposta de Jesus?” E a resposta dele foi: “Deus mandou matar, quando instruiu Moisés a matar os adoradores do bezerro de ouro.” – referindo-se a Êxodo (32, 25 – 29) e a mim que sou católico -   E voltei a questionar dizendo: “Você ainda não respondeu a minha pergunta. Está é a resposta que Jesus daria?” E fiquei sem obter resposta, mas era uma pergunta retórica mesmo, todo aquele que se diz cristão sabe qual é a resposta para esta pergunta.
Acredito que, de vez em quando em nossas vidas, nos deparamos com estas questões e sendo assim resolvi fazer uma pesquisa sobre este assunto, me deparei com um monte de passagens e selecionei algumas, e acho que servirá para lançar uma luz sobre estes assuntos.

A mulher adúltera - João (8, 1 – 11) - E cada um voltou para sua casa.
Jesus foi para o monte das Oliveiras.
Antes do nascer do sol, já se achava outra vez no Templo. Todo o povo vinha a ele e, sentado-se, os ensinava. Os escribas e os fariseus trazem, então uma mulher surpreendida em adultério e, colocando-a no meio, dizem-lhe: Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante delito de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. Tu, pois, que dizes? Eles assim diziam para pô-lo à prova, a fim de terem matéria para acusá-lo. Mas Jesus, inclinando-se escrevia no chão com o dedo. Como persistissem em interrogá-lo, ergue-se e lhes disse: “Quem dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra!” Inclinando-se de novo, escrevia no chão. Eles, porém, ouvindo isso, saíram um após outro, a começar pelos mais velhos. Ele ficou sozinho e a mulher permanecia lá, no meio. Então erguendo-se, Jesus lhe disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” Disse ela: “Ninguém, Senhor”. Disse, então, Jesus: “Nem eu te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais”.

Antes de qualquer coisa temos que olhar um pouco o evangelista João, a João pertence a comunidade mais amadurecida, e para endossar esta afirmação basta ver o seu prólogo: No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Tudo foi feito por meio dele e sem ele nada foi feito. Então este evangelista afirma que Jesus participa da Criação e de tudo mais. Ora a Lei também é Verbo, então não seria errado afirmar que: Jesus também participa dos sinais no Êxodo e também com o povo no deserto, inclusive.
Na passagem da mulher adultera João descreve um gesto de Jesus que é tido como obscuro pelos exegetas (nota de rodapé da Bíblia de Jerusalém, “O significado deste gesto permanece obscuro.”), fiquei intrigado com isso e conseqüentemente, mais interessado ainda. A primeira pista é que, esta passagem trata Moisés e a Lei, então, procurei no antigo testamento, Êxodo e Deuteronômio. Então encontrei a resposta em Êxodo (31, 18) Quando ele terminou de falar com Moisés no monte Sinai, entregou-lhe as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra escritas pelo dedo de Deus.” E para mim, tudo ficou mais claro. A diferença entre Moisés e Jesus é que: Moisés é um coadjuvante, ele transmite o que Deus manda para o povo; e Jesus tem a autoridade em si mesmo, Ele é a autoridade.
No Antigo Testamento os Sacerdotes eram os Levitas (Aarão), uma das suas atribuições era auxiliar os julgamentos nas causas controversas e difíceis (Deuteronômio 17, 8 – 10) – "Quando tiveres que julgar uma causa que te pareça demasiado difícil... levantar-te-ás e subirás ao lugar que Iahweh teu Deus houver escolhido. Irás então até aos sacerdotes levitas e ao juiz que estiver em função naqueles dias. Eles investigarão e te anunciarão a sentença. Agirás em conformidade com a palavra que eles te anunciarem deste lugar que Iahweh houver escolhido. Cuidaras de agir conforme todas as suas instruções”. Na situação da adultera ela é levada ao templo, que é o lugar de Iahweh onde estava Jesus que é o Juiz, Sacerdote definitivo, e também é quem escreveu a Lei com os próprios dedos, em resumo a suma autoridade.
Na Lei o direito de atirar a primeira pedra era da testemunha, ou do lado prejudicado. Os anciãos, que eram homens mais vividos, incumbiam-se de transmitir e julgar os casos dentro da comunidade, e esta afirmação está vastamente distribuída pelo Velho Testamento, estes anciãos estavam entre aqueles que queriam incriminar Jesus, eram os escribas e os fariseus, eles eram quem deveriam transmitir a lei aos mais jovens, no entanto alguns adulteravam a lei.
Jesus não julga a mulher, porque nesta situação todos eram adúlteros, os mais velhos e depois os mais novos. Naquele tempo haviam mais de seiscentos pecados na lista dos fariseus (+- 625). Tudo foi adulterado, todos eram adúlteros, e ao meu ver, inclusive este meu primo, ou quem ensinou a ele, quando afirma que Deus mandou matar os adoradores do “bezerro de ouro” e  acredito nisso porque nas escrituras Moisés já havia aplacado a ira de Deus contra os adoradores: (Êxodo 32, 14) Iahweh, então, desistiu do castigo com o qual havia ameaçado o povo., e em (32, 27) Ele(Moisés) lhes disse: ‘Assim fala Iahweh, o Deus de Israel: Cingi, cada um de vós, a espada sobre o lado, passai e tornai a passar pelo acampamento, de porta em porta, e matai, cada qual, a seu irmão, a seu amigo, a seu parente.’”  Aqui cada qual forme a sua opinião! A minha é que Deus não voltou atrás e acredito que, foi a ira do próprio Moisés quem mandou matar os que não estavam mais do seu lado. Outro exemplo é o de Pedro, quando puxa uma espada que estava em sua cintura e decepa a orelha direita de um soldado e a resposta de Jesus a isso nós já sabemos. João (18, 10s), Mateus (26, 51s), Marcos (14, 47s) e Lucas (22, 51s).
Quanto ao momento entre aquela mulher e Jesus, não houve condenação mas, somente Justiça, justiça que não vem dos homens e sim de Deus. O mesmo Deus que nos escreve com os seus divinos dedos os seus mandamentos e entre eles está o maior: “amai-vos uns aos outros” Levítico (19, 18), Mateus (19, 19), Marcos (12, 31), Lucas (10, 27), Romanos (13, 9), Gálatas (5, 14) e Tiago (2, 8).
Você inda quer saber o que Jesus estava escrevendo? Que tal: "amai-vos uns aos outros".

Quadro: Carlos Araujo - "Jesus perdoa a adultera" Bíblia - Citações"

10 comentários:

  1. "Amai-vos ums aos outros".Será maravilhoso quando conseguir-mos lembrar dessa maior lição de amor ensinado por nosso amado Pai. Julgar é algo que nós simples homens e mulhers não tem esse direito. Paz interior é uma benção e feliz quem consegue. Doi mais a mão de quem bate de que quem recebe, mágoa pesa mais no magoado de que quem magoa.
    O oração que o senhor nos ensinou é muito profunda e não é todos que cosegue vivê-la principalmente essa frase: "perdoai os nossos pecados, assim como nos perdoamos a quem nos tem ofendido". E na maioria rezamos sem nos perceber o que estamos dizendo.

    ResponderExcluir
  2. É Iris, a lei da acão e reação é aplicável à humanidade, tese e antítese, os caminhos que esta geração trilhou nos leva à desumanização. Temos que ser células do Reino e nos multiplicar.
    Acredito que a consciência ecológica dos dias de hoje, mais tarde se concentrará na humanidade e em seus valores, a final um mundo melhor exige uma humanidade igualmente melhor.

    Grato,
    Domingos.

    ResponderExcluir
  3. Professor,
    Uma vez mais brilhante, sempre considerei essa passagem simples e desafiadora,após essa reflexão bem mais desafiadora do que simples rs..Mas o que chama atenção mesmo é que essa passagem vem confirmar que Deus é puro Amor, pura Misericordia e que essa é a chave para os nossos problemas, entender que o nosso Deus liberta e perdoa, independente da situação, e abre os nossos olhos para aqueles que fraudam a Lei, para que não caíamos na tentação de crer que Deus nos ama por aquilo que fazemos e não por aquilo que somos, seus filhos e filhas muito amados.

    Mais uma vez Obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Sou seguidora em de seu blog, mesmo sendo católica não costumo ler a biblia, mas por sua causa tive vontade de ler. Gostaria de tirar algumas dúvidas, se puder passa seu email para mim, não cosegui ver através de sue blog. iriscoelho1@hotmail.com.
    Obrigada.
    Iris

    ResponderExcluir
  5. Olá, Eliana e Iris, seus comentários sempre são muito bem vindos.
    Fico muito feliz em poder ajudar e em provocar este sentimento de busca pelos ensinamentos bíblicos.
    Meu email é: djcolonhesi@me.com.
    Mais uma vez, obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Deus, ama todos por igual, não existe privilegiado, mas há aqueles que sabem aproveitar as bênçãos que Ele nos manda, por isso são mais felizes do que aqueles que não aproveitam, ou seja, não obedecem os ensinamentos de Jesus.

    ResponderExcluir
  7. Se pra julgar e condenar algum criminoso ou um transgressor da ordem publica precisa que todos sejam santos, então vale tudo. Por isso que o cristianismo está em extinção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro, ou minha cara.
      O que está em extinção nos dias de hoje na atual sociedade, são os valores e a JUSTIÇA.
      Muito obrigado.

      Excluir
  8. È uma boa reflexão, porém não sei se foi intencional ou não, porém achei desnecessário a citação do nome e da profissão de fé do primo, NA PASSAGEM ACIMA NÃO ENCONTRAMOS NOMES, PORÉM UM QUADRO QUE NOS LEVA A REFLEXÃO SOBRE O AMOR DE DE DEUS, EU ACREDITO QUE DEUS È AMOR, E QUE A MAIOR JUSTIÇA ABRIGADA NESTE TEXTO É A APLICAÇÃO DAS PALAVRAS DE JESUS SOBRE A NOSSA CONSCIÊNCIA, A REFLEXÃO SOBRE NÓS MESMOS NOS LEVARÁ A TOMAR MUITO CUIDADO COM A FORMA QUE TRATAMOS O NOSSO PRÓXIMO, DEUS ABENÇOE A TODOS QUE ESTÃO BUSCANDO ENTENDER O TEXTO SAGRADO, EU SOU EVANGÉLICO E NÃO ME LEMBRO DE TER ESSE TIPO DE PENSAMENTO SOBRE A VIDA DE NIQUEM, PORÉM COMO FALEI APRENDI MUITO LENDO ESSE TEXTO ACIMA.

    ResponderExcluir