Google Website Translator Gadget

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O túmulo vazio - Marcos 16, 1 - 6




“Quem rolará a pedra da entrada do túmulo para nós?”

Este é um texto muito claro que nos traz uma reflexão muito significativa, tanto de fé como pessoal.

Para muitos que me conhecem ela não é nenhuma novidade e para muitos que não me conhecem também, porém, ela é uma das minhas favoritas e quero partilhá-la com o maior número de pessoas possível.

Ao meu ver esta passagem nos mostra que, não importa o tamanho da dificuldade que estejamos passando, temos que continuar caminhando e na direção certa.

Marcos nos mostra que para tudo tem solução e derruba o ditado que diz: “Somente a morte não tem solução”. A grande novidade aqui é que ela tem solução sim!

Marcos (16, 1 – 6) - Passado o sábado, Maria de Magdala e Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ir ungir o corpo. De madrugada, no primeiro dia da semana, elas foram ao túmulo ao nascer do sol.

E diziam entre si: “Quem rolará a pedra da entrada do túmulo para nós?” E erguendo os olhos, viram que a pedra já fora removida. Ora, a pedra era muito grande. Tendo entrado no túmulo, elas viram um jovem sentado à direita, vestido com uma túnica branca, e ficaram cheias de espanto. Ele, porém, lhes disse: “Não vos espanteis! Procurais Jesus de Nazaré, o Crucificado. Ressuscitou, não está aqui. Vede o lugar onde o puseram.

No caminho daquelas mulheres haviam dois obstáculos, o primeiro era que a esperança havia se esvaído, pois, o Mestre estava morto; o segundo era a enorme pedra que as impedia de cumprir o ritual. No desfecho desta caminhada, nem a pedra estava fechando o túmulo e nem o corpo de Jesus se encontrava lá dentro.

O caminho que elas seguiam as levavam a Jesus, porém, um Jesus morto. Mas elas seguiram em frente e fazendo assim, encontram a pedra removida e recebem a grande novidade nas palavras do jovem que estava no túmulo: “Não vos espanteis! Procurais Jesus de Nazaré, o Crucificado. Ressuscitou, não está aqui. Vede o lugar onde o puseram”. A grande novidade aqui é que não se encontra Jesus em um cemitério, alias, no cemitério não se encontra ninguém, a não ser os amigos ou parentes que estão ali com flores e cheios de saudades.

Por duas vezes e no mesmo parágrafo Marcos destaca que é domingo. Ao meu ver sua intenção com isso é remeter-nos a “Criação” a inauguração de tudo, do nada absoluto e do caos mais profundo (o equivalente à morte), Deus suscita a vida. Marcos está nos dizendo que Jesus está vivo pois Ele venceu a morte e não foi somente para Ele, foi também para cada um de nós e de maneira definitiva e irrestrita.

Jesus é a novidade, Ele é o novo Adão, é Ele que, vencendo o pecado da corrupção mundana, inaugura a entrada para o Reino e restabelece todas as alianças do Criador com a humanidade.

Está passagem nos trás uma grande lição de perseverança mostrando que não importa quais são os tamanhos dos nossos problemas, temos que acreditar e confiar em Deus, pois, é Ele quem remove as pedras.

Se olharmos um poucos para trás poderemos ver quantas pedras foram arrancadas dos nossos caminhos e quantos anjos Deus nos enviou para nos ajudar à remove-las, muitas vezes estes anjos são os nossos filhos, outras vezes os nossos pais, amigos e até mesmo anônimos que surgem do nada. O que realmente importa aqui é caminhar e ter fé.

Para quem gosta daquele ditado que diz: “A esperança é a ultima que morre.”, bom se a sua esperança está depositada em Deus, então ela não morre!


"Mas Jesus lhe respondeu: "Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos". Mateus 8, 22









Quadro: Carlos Araujo - "O anjo sobre a pedra" Bíblia - Citações"

9 comentários:

  1. Olá Professor Domingos,
    Simples e cheia de significado, essa reflexão nos remete ao inicio de tudo,que nos indica que Deus é tudo em todos. Se eu não estiver equivocada ela nos leva também a simplicidade, muitas vezes para crer em Deus recorremos a mil teorias e receitas, ações e trabalhos, quando na verdade basta serenar o coração e buscar nas coisas simples a essência e a força que Ele nos proporciona.

    Professor, mais uma vez parabéns!!

    PS: O povo de Mauá está com muitas saudades de vc!

    ResponderExcluir
  2. Ola Eliana,
    É sempre muito bom e gratificante ler as suas considerações sobre este Blog.
    Também tenho saudades deste povo ai de Mauá, mande um abraço para todos por mim.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Pro como sempre seu texto explica de maneira simples as passagens biblicas ainda tenho fé que veremos claramente TUDO que nos foi deixado como herança!Obrigada por partilhar suas idéias conosco
    * Faço minhas as palavras da Eliana quando diz que o povo de Mauá está com saudades
    Um abraço e Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  4. Oi Du,
    O amor de Deus é lindo “a fé remove montanhas”, mas muitas vezes nos esquecemos que Deus não nos abandona, ele remove as pedras que é posta em nosso caminho, e nos coloca anjos nos ensinando o caminho que nos leva a Ele.
    Obrigada por seus ensinamentos
    Grande abraço,
    Iris

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito ,tudo que voce comenta da bibilia.
    Luca

    ResponderExcluir
  6. Muito simples esse comentário bíblico, porém profundo e repleto de verdade. É disso que a gente precisa nestes dias em que prevalecem a teologia da prosperidade e do evangelho ostentação instrumentazado pela política.

    Está de Parabéns o autor!

    ResponderExcluir
  7. Muito simples esse comentário bíblico, porém repleto de verdades profundas.É disso que agente precisa nestes dias em que prevalecem a teologia da prosperidade e o evangelho ostentação instrumentazado pelo viés político.

    O autor está de parabéns!

    ResponderExcluir
  8. PALAVRA ABENÇOADA JESUS SEJA GLORIFICADO...

    ResponderExcluir