Google Website Translator Gadget

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O túmulo vazio - Marcos 16, 1 - 6




“Quem rolará a pedra da entrada do túmulo para nós?”

Este é um texto muito claro que nos traz uma reflexão muito significativa, tanto de fé como pessoal.

Para muitos que me conhecem ela não é nenhuma novidade e para muitos que não me conhecem também, porém, ela é uma das minhas favoritas e quero partilhá-la com o maior número de pessoas possível.

Ao meu ver esta passagem nos mostra que, não importa o tamanho da dificuldade que estejamos passando, temos que continuar caminhando e na direção certa.

Marcos nos mostra que para tudo tem solução e derruba o ditado que diz: “Somente a morte não tem solução”. A grande novidade aqui é que ela tem solução sim!

Marcos (16, 1 – 6) - Passado o sábado, Maria de Magdala e Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ir ungir o corpo. De madrugada, no primeiro dia da semana, elas foram ao túmulo ao nascer do sol.

E diziam entre si: “Quem rolará a pedra da entrada do túmulo para nós?” E erguendo os olhos, viram que a pedra já fora removida. Ora, a pedra era muito grande. Tendo entrado no túmulo, elas viram um jovem sentado à direita, vestido com uma túnica branca, e ficaram cheias de espanto. Ele, porém, lhes disse: “Não vos espanteis! Procurais Jesus de Nazaré, o Crucificado. Ressuscitou, não está aqui. Vede o lugar onde o puseram.

No caminho daquelas mulheres haviam dois obstáculos, o primeiro era que a esperança havia se esvaído, pois, o Mestre estava morto; o segundo era a enorme pedra que as impedia de cumprir o ritual. No desfecho desta caminhada, nem a pedra estava fechando o túmulo e nem o corpo de Jesus se encontrava lá dentro.

O caminho que elas seguiam as levavam a Jesus, porém, um Jesus morto. Mas elas seguiram em frente e fazendo assim, encontram a pedra removida e recebem a grande novidade nas palavras do jovem que estava no túmulo: “Não vos espanteis! Procurais Jesus de Nazaré, o Crucificado. Ressuscitou, não está aqui. Vede o lugar onde o puseram”. A grande novidade aqui é que não se encontra Jesus em um cemitério, alias, no cemitério não se encontra ninguém, a não ser os amigos ou parentes que estão ali com flores e cheios de saudades.

Por duas vezes e no mesmo parágrafo Marcos destaca que é domingo. Ao meu ver sua intenção com isso é remeter-nos a “Criação” a inauguração de tudo, do nada absoluto e do caos mais profundo (o equivalente à morte), Deus suscita a vida. Marcos está nos dizendo que Jesus está vivo pois Ele venceu a morte e não foi somente para Ele, foi também para cada um de nós e de maneira definitiva e irrestrita.

Jesus é a novidade, Ele é o novo Adão, é Ele que, vencendo o pecado da corrupção mundana, inaugura a entrada para o Reino e restabelece todas as alianças do Criador com a humanidade.

Está passagem nos trás uma grande lição de perseverança mostrando que não importa quais são os tamanhos dos nossos problemas, temos que acreditar e confiar em Deus, pois, é Ele quem remove as pedras.

Se olharmos um poucos para trás poderemos ver quantas pedras foram arrancadas dos nossos caminhos e quantos anjos Deus nos enviou para nos ajudar à remove-las, muitas vezes estes anjos são os nossos filhos, outras vezes os nossos pais, amigos e até mesmo anônimos que surgem do nada. O que realmente importa aqui é caminhar e ter fé.

Para quem gosta daquele ditado que diz: “A esperança é a ultima que morre.”, bom se a sua esperança está depositada em Deus, então ela não morre!


"Mas Jesus lhe respondeu: "Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos". Mateus 8, 22









Quadro: Carlos Araujo - "O anjo sobre a pedra" Bíblia - Citações"