Google Website Translator Gadget

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Do pó ao pó – Gênesis 3, 19 e Eclesiastes 3, 20

A fragilidade da Carne 1999
45 x 25 cm - Óleo sobre tela colado em madeira.
Livro: Araujo Pinturas Antigo e Novo Testamento - Pag 67


“Com o suor do teu rosto comerás teu pão, até que te tornes ao solo. Pois dele foste tirado. Pois tu és pó e ao pó tornarás.” Gênesis 3, 19

“Tudo caminha para um mesmo lugar; tudo vem do pó e tudo volta ao pó.” Eclesiastes 3, 20

A Bíblia tem se mostrado um livro atual, a Palavra lá escrita é atemporal, ela foi dita aos patriarcas, aos profetas e também hoje é dita para nós.
As ciências mais modernas dos dias de hoje nos dizem o quanto o nosso universo material é também espiritual. É uma nova visão de inúmeras dimensões e infinitas possibilidades.  
A Bíblia já nos dizia que Viemos do pó e segundo as ciências esta alegação bíblica está corretíssima, pois, somos pó de estrela, aliás, tudo o que vemos no universo o é!
Nos dias de hoje alguns cientistas alegam que o universo é plano, e não redondo como o vemos, eles alegam que: o que nos dá essa falsa impressão é o espaço-tempo, ele sim é que é curvo.
Seguindo a mesma linha, em uma outra afirmação mencionam a existência de universos paralelos próximos de nós, e que eles estão a uma distância de um ou menos átomo de nós. Para se ter uma ideia melhor do que isso quer dizer: no espaço de um único milímetro cabem 10.000.000 (dez milhões) de átomos alinhados em fila única. 
Ainda outros afirmam que a matéria, quando está sendo observada é matéria e quando não está é onda – nós somos matéria.
Uma das ideias mais aceitas entre os cientistas é que: o espaço-tempo, toda matéria e inclusive os átomos,  passaram a existir logo após o “big bang”, nem o átomo nem a matéria, como os conhecemos existiam antes deste momento primordial.
A ultima teoria é a existência das, matéria-escura e força-escura. Uma das forças que regem o universo é a gravidade e recentemente os cientistas perceberam que só isso não resolvia um problema que, pelo fato do universo continuar crescendo a uma velocidade superior a da luz, e de que ele não vai encolher novamente, tinha que haver alguma outra força contínua que o impulsionasse, a isso deram o nome de força-escura. Disso tudo surge uma afirmação de que, no momento que esta força-escura superar a força que unem os elétrons dos seus respectivos núcleos tudo será desfeito será o fim de tudo que conhecemos mas não o que somos, pois, também somos espírito (isso me lembra o arrebatamento).
Isso tudo é muito louco e só quem entende de física-quântica é que poderia explicar melhor. Mas não nos desesperemos e nem nos escandalizemos, pois, por tudo isso ainda ser muito novo eles mesmos não entendem muito bem. Vivemos em uma dimensão e esta nos proporciona experiências que ilustram todo nosso conhecimento, e quando tentamos enxergar alguma coisa fora desta realidade fica muito difícil entender mesmo.
As verdades científicas sempre são temporárias, pois, elas são tidas como verdades até acontecer algo novo e mais aceito no respectivo momento histórico. Isso é muito importante porque desta forma o conhecimento nunca se esgota e desta forma tudo evolui, ou em linguagem teológica: “se revela”.
Particularmente gosto destas elucubrações, elas sempre nos chamam a refletir sobre a Criação do Universo nas mãos de Deus e quão grande é o nosso Criador.
Na Bíblia está escrito que: no princípio era o nada. Isso seria o mesmo que dizer que Deus Cria a partir do NADA. Para Criar tudo que conhecemos e somos, Deus não se utiliza de coisas pré-existentes, se assim o fosse Ele não seria Criador, e sim misturador, alquimista, ou qualquer coisa parecida.
Agora imagine: até a nossa dimensão foi criada, e todo o conhecimento da humanidade só poderia chegar, em teoria, ao instante “zero” do “big bang” e não é possível ir além disso.
Deus está em uma dimensão diferente da nossa, além do espaço-tempo. Então quando encontramos na Bíblia a frase: “do pó ao pó”, supõe-se que Deus, semelhante a um oleiro, nos manuseou  e se viemos das divinas mãos de Deus, em algum instante estivemos em sua dimensão. Então viemos do sempre que não é o nosso sempre, pois, “sempre” é definição de tempo, assim, a palavra mais adequada que me ocorre seria “agora”.
Não somos apenas “pó” ou “pó de estrela,” somos também espírito, fruto do sopro divino que nos dá a vida, então a alegação “do pó ao pó”,  pode ser entendida como: “das Mãos às Mãos”. É o que está escrito em Gênesis. O Senhor Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente”. (2, 7)
Algumas linhas teológicas podem até se sentirem desconfortáveis com todas estas ideias quânticas, no entanto, todas estas alegações nos prestam verdadeiras contribuições na revelação de Deus. Assim como Darwin lançou uma nova luz para o conhecimento humano, o olhar quântico também nos convida a ampliar mais uma vez nossa visão e percepção do todo, ele também nos oferece uma nova lente para enxergarmos este caminho do conhecimento de Deus.
Tudo o nosso conhecimento evolui, e seguindo esta mesma linha devemos evoluir o conhecimento de Deus. Isso não são minhas palavras mas, são palavras da própria Bíblia:


Então entenderás o temor do Senhor e encontrarás o conhecimento de Deus.” Provérbios 2, 5;


“Porque é amor que eu quero e não sacrifício, conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.”. Oséias 6, 6;


“Assim andareis de maneira digna do Senhor, fazendo tudo o que é do seu agrado, dando frutos em boas obras e crescendo no conhecimento de Deus.” Colossenses 1, 10

Hoje, uma nova visão nos está sendo oferecida, ela mostra um Universo mais orgânico, diferente do modelo mecânico onde tudo funcionava com frias engrenagens, semelhante a um relógio. Nesta visão orgânica tudo que se faz, pelo bem ou pelo mal, afeta todo o cosmos. Uma célula que não faz a sua parte em um organismo afeta a si mesma e consequentemente afeta todo o resto. Segundo a visão quântica, tudo está conectado e isso também não deveria ser novidade alguma, na bíblia Paulo diz: “Com efeito, o corpo é um e, não obstante, tem muitos membros, mas todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, formam um só corpo....” 1 Coríntios 12, 12.
Fazer deste mundo um lugar melhor não é pedir muito, qualquer gesto na direção certa conta e para sanarmos as doenças do o atual organismo serão necessários medicamentos bem amargos mas, teria que ser feito da maneira correta, com muito amor, paciência e compaixão.
Apenas acabar com as corrupções não é de grande valia, temos que aprender com ela para não cairmos no mesmo buraco novamente. Costumo dizer para as minhas filhas: “Alguns cursos são muito caros e temos que aprender em uma única lição, afim de não recairmos no mesmo erro novamente”.
Todo este conhecimento nos apresenta uma nova e ampla visão, que nos mostra um caminho para transformar este mundo em um mundo melhor. E neste novo mundo o imperialismo, a tirania e a corrupção não podem encontrar morada, estes três demônios podem e devem ser exorcizados.

Do pó ao pó, das mãos às mãos, quando chegar a hora do  retorno ao seio do divino Pai, que ela seja cheia de frutos maduros e que o fruto mais doce entre eles seja você mesmo. Você consegue enxergar este momento???

26 comentários:

  1. A cração de Deus que para muitos parece algo complicado, para Ele que nos criou com foi simplesmente um ato de amor, grande amor,mas nós humanos não soubemos agrade cer e preservar algo que tão lindo nos foi presenteado, nossa vida. Mas deus é tão bom que em sua infinita compreensão e bondade assim como oleiro nos colocará novamente em sua mão.
    Grande beijo,
    Iris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem és tu para saber o que se passa em minha mente.

      Assinado Deus.

      Excluir
    2. Até sinto pena da ignorância de não "entender" um simples "texto". Pena SÓ que não. #estudemais 😄

      Excluir
    3. Até sinto pena da ignorância de não "entender" um simples "texto". Pena SÓ que não. #estudemais 😄

      Excluir
    4. Faço minhas as suas palavras. #aprendadialogar

      Excluir
  2. Esta foi muito boa, mas a resposta é: Sou o Seu servo inútil.

    ResponderExcluir
  3. Deus é o nosso Pai, nosso Criador. Independentemente da religião, é uma Graça crer em Deus. Quisera eu ter maior Fé!

    ResponderExcluir
  4. O comentario do colega acima e verdadeiro.
    Pois o q esta acontecendo no mundo de hoje sao as proprias Profecias q estao escritas e ditas por JESUS no Livro de Apocalipse!!! sao acontecimentos ja nos revelados.
    E mais uma coisa a ciencia nada pode nos dizer pois nao sabem o futuro,pq a cada dia q se passa acontece algo q a ciencia nao esperava a unica coisa q sabem ea meteorologia! Jesus EO e SEMPRE SERA O REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Belo texto para quem busca a compreenssão do amor de Deus. Nada melhor do q um ciêntista q procura estar com Deus, sei q isso nada é fácil, todo instantes somos tentados, e por sermos um ser frágil, Deus nos ama quando procuramos demonstrar ainda mais a admiração e respeito do q realmente sentimos e Deus sabe, o quais nossos questionamentos, e esquecemos de partilhar essa maravilha do poder de Deus, Temor a Deus num quer Dizer Temos medo, pois o bom filho confia e acredita q sempre Ele vai nos dar o melhor. Por isso, devemos procurar sempre andar nos caminhos proposto por Deus.
    Olha esta leitura, pra mim, foi de grande crescimento. Acabei de me formar em biologia. E tudo pra mim é uma descoberta maravilhosa, sou católica, e acredito nas escrituras, existe muita coisa q não foi revelada, e isso tem um proposito. Deus Esta apenas testando até onde poderemos ir. E quando o ser mais puro se revelar, vai ser maravilhoso pra quem espera com hulmidade e ama o próximo como a si mesmo. Abraço forte!!!

    ResponderExcluir
  6. A vida não precisa ser entendida e sim aceita, pois enquanto tivermos um cérebro limitado, não podemos sequer procurar entender a Deus que é ser supremo ilimitado e criador de tudo que existe e que não conseguimos entender, pois onde termina a razão humana começa a de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com seu comentário, mas não podemos esquecer do que Jesus disse: "A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam". (Lucas 8, 10).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admiro muito as pessoaas que se dedicam em estudar os ensinamento do nosso criador. As criticas as vezes nos fazem crescer. Parabens pelo texto. Lembre-se que Deus é espirito, e para entender as coisas de Deus temos que estar em espirito, por isso muitos não entendem. As coisas espirituais são loucura para o homem carnal. Um grande abraço....

      Excluir
    2. Muito obrigado pelo seu edificante comentário. Quanto às críticas, Jesus sempre foi e continua sendo criticado, e como Ele mesmo diz: "Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou" (João 13, 16).
      Procuro escrever em Verdade e em Espírito e isso nem sempre agrada a todos.
      Um grande e fraterno abraço.

      Excluir
    3. Muito obrigado pelo seu edificante comentário. Quanto às críticas, Jesus sempre foi e continua sendo criticado, e como Ele mesmo diz: "Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou" (João 13, 16).
      Procuro escrever em Verdade e em Espírito e isso nem sempre agrada a todos.
      Um grande e fraterno abraço.

      Excluir
  8. Buscar a Deus é infinito...como o Próprio Deus...
    quanta gente ignorante e inútil nesse mundo, invejosos, hipócritas...vai ver que é algum gay despeitado se achando certo e cometendo grande pecado da carne. idiota!
    Domingos de Jesus Colonhesi te achei tão maravilhoso que copiei e postei no face...muito bom, lindo sua explicação, sua teoria.
    A palavra de Deus assim como os louvores incomoda os inúteis aqui na terra, nunca saberão de nada...
    Eu tive um câncer em 2010...nunca me desesperei, eu disse no dia do resultado da biópsia:
    "Senhor, te entrego em suas mãos meu corpo e minha vida, seja feita somente a sua vontade", continuei na corrente de fé da minha igreja junto com os Padres, eles jejuaram e me acompanharam ao INCA, dormimos em filas de uma noite para outra, e os Padres ali comigo... até nos últimos exames.
    No dia de minha cirurgia da amputação a mama, eles fizeram uma vigília na igreja por mim.Voltei pra casa no dia seguinte a cirurgia e fui a missa, com dreno e máscara no rosto, pois eu estava com a imunidade muito baixa...agradeci a meu Deus por tudo...30 dias apos a cirurgia...voltei a ser operada, fui retirar e esvaziar as axilas (meus linfonodos estavam contaminados) fizeram mais uma vez a vigília por mim com toda a igreja...em 2011 fiz 6 meses de quimioterapia, fiquei careca de tudo (tina 90 cm de cabelos ruivos, pois sou prof, de dança do ventre e tenho que ter cabelos enormes para dançar)...fiz radioterapia 3 meses...e hoje estou aqui contando isso. Os médicos dizem que sou "um milagre", pois fiquei 7 anos com esse câncer sem saber, achava que era apenas um cisto (dizia meu ginecologista?)
    diziam os médicos de INCA que eu não poderia mais dar aulas de dança por ter que forçar meu braço direito, e não poder trabalhar como cabeleireira...fazer o que? Fechar meu salão? Viver como? Tenho 2 filhos para sustentar e sou viúva...filhos adolescentes que quase caíram ao saber do câncer. Mas eu não os deixei cair, gritei com eles: "Onde esta o seu Deus...pois o meu esta aqui comigo e confio Nele e quero e exijo que vocês também confiem, Ele não vaoi me desamparar e nem deixar faltar nada para mim".E não deixou.
    Nunca ninguém me viu reclamar de nada...sempre confiei.
    Deus sabe o que faz!
    Deus é maravilhoso!
    Ele me deu essa grande prova...e acho que estou ainda passando por ela, faltam 4 anos para terminar meu tratamento, daqui a uns 2 anos...faço a reconstrução da mama. Vou retirar da barriga...e por nos seios...vou ficar lindona de silicone e uma plástica na barriguinha.
    Tenho 51 anos...
    Hoje cuido de cães de rua, minha casa é cheia de bichos...gatos cães, lavo cuido, vacino e faço adoção, quem não é adotado vai ficando comigo. Faço "Campanha do Câncer de Mama" no facebook.
    Nunca reclamei...chorar é claro que chorei...muitas choros de emoção, de solidão...de tudo, era um turbilhão de sentimentos.
    Hoje dou aulas de dança do ventre em minha casa, dou testemunhos pelas igrejas, faço oficinas em igrejas de dança...sou convidada a dançar em igrejas e nada cobro...faço por amor., movimento meus braços normalmente...amo dançar, Deus sabe que amo dançar e foi por isso que Ele não me tirou a dança...a dança me liberta da depressão, levanta minha alto estima e de outras mulheres, a dança do ventre é uma linda cultura árabe e quando danço...é para Deus, exclusivamente para "Ele"!
    beijos Pastor!

    ResponderExcluir
  9. Do pó viemos.
    No pó viveremos.
    Ao pó tornaremos.
    . Aécio Neves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se depender da atual política brasileira (partidos e membros deles), "No pó continuaremos".
      Domingos de Jesus Colonhesi.

      Excluir
  10. A frase "Do pó viemos e ao pó voltaresmo foi criada pelo faraó Akhenaton,cerca de 3300anos atrás.Lisandro Hubris

    ResponderExcluir
  11. Escrevi no Google do pó viemos ao pó voltaremos, mais me trouxe a um texto que não me tirou uma dúvida, será mesmo que v"do pó e vamos voltar ao pó" ??????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Científicamente provado que tudo na terra é composto de poeira estelar e no futuro distante o sol aumentará e engolirá a terra voltando a virar poeira estelar

      Excluir
  12. Com toda certeza, nossa matéria (corpo), voltará ao pó isso é ciência mesmo. Mas nossa parte espírito não faz parte deste mundo, essa voltará para o Criador (Deus).

    ResponderExcluir